Veja o que há de novo no Android 12

Veja o que há de novo no Android 12

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

A primeira prévia para desenvolvedores do Android 12 foi lançada nesta quinta-feira (18), e já está sendo esmiuçada pelos especialistas em busca de novidades.

E embora ainda esteja em um estado bem “cru” há várias mudanças visíveis em termos de comportamento e interface do sistema, que o tornam um pouco mais fácil de usar e resolvem pequenos incômodos das versões anteriores. Mostramos a seguir algumas das mais interessantes encontradas até agora.

publicidade

Antes de mais nada, um aviso

Esta primeira versão do Android 12 é uma prévia para desenvolvedores. O objetivo desta versão é oferecer uma ferramenta para que eles possam conhecer as mudanças que serão implementadas, testar seus aplicativos e adaptá-los se necessário.

O sistema operacional ainda está incompleto e não pode ser considerado estável o suficiente para o uso no dia-a-dia, especialmente por um usuário comum. Muita pode e provavelmente vai mudar até o lançamento da versão final.

Por enquanto o Android 12 pode ser instalado apenas nos seguintes smartphones:

Se você não é um desenvolvedor, mas está ansioso por experimentar o novo sistema operacional, nossa recomendação é que você aguarde pela primeira ou segunda versão beta. Elas devem estar disponíveis em maio e junho, respectivamente.

publicidade

Google diz que prévia do Android 12 “é apenas o começo” e que ainda tem “muito mais para compartilhar”. Imagem: Google/reprodução

As novidades do Android 12

Novos recursos para captura de tela

Quatro novidades são relacionadas à captura de tela (screenshots, também popularmente conhecidos como “prints” da tela). O primeiro, e mais útil, é o suporte a rolagem da tela durante a captura. Este recurso é chamado de “Scrolling Screenshots”, algo como “Capturas de tela com rolagem).

Basicamente, se você capturar conteúdo que se estenda além da área visível (por exemplo, uma página web longa), o sistema vai rolar a tela automaticamente para capturar também as partes não visíveis e costurar tudo em uma imagem só.

Já existem apps que fazem isso, mas ter uma ferramenta integrada ao sistema operacional é sempre bom. O recurso não está habilitado por padrão e segundo Mishaal Rahman, do site XDA-Developers, ainda está “um pouco quebrado”, mas funciona. Veja abaixo:

No Android 11, ao tirar um screenshot uma miniatura surge no canto da tela com as opções de compartilhar ou editar. Para fazer esta miniatura sumir, é necessário clicar num pequeno botão com um X em seu canto superior direito. Mas segundo o Android Police, no Android 12 basta arrastar a miniatura para a esquerda, como na animação abaixo.

Amimação mostrando nova forma de fechar uma miniatura de screenshot no Android 12.
Para fechar a miniatura de um screenshot, para deslizá-la para a esquerda.

Outra novidade descoberta pelo Android Police é um novo editor de screenshots, com ferramentas que há muito tempo faziam falta, como uma borracha, ferramenta de texto (com suporte a Emoji) e uma nova ferramenta de recorte.

Compartilhamento facilitado

A ferramenta Nearby Share agora permite compartilhar os dados de acesso a uma rede Wi-Fi na forma de um QR-Code. Basta que um visitante escaneie o código para se conectar à sua rede. Algo que será útil depois da pandemia, quando pudermos voltar a ter visitas.

Melhor usabilidade

Com o constante aumento no tamanho das telas dos smartphones, parece que toda versão do Android promete mudanças para facilitar o uso de um aparelho com apenas uma mão. O Android 12 não é diferente.

A equipe do XDA-Developers encontrou uma opção chamada “Silky Home” que quando ativa deixa a interface mais parecida com a OneUI da Samsung, com títulos grandes no topo tela e elementos mais espaçados e deslocados para os dois terços inferiores da tela, onde são mais fáceis de alcançar com o dedão. 

Aplicativo de configurações no Android 12 com a opção Silky Home ativada. Aparência similar à OneUI da Samsung.
Aplicativo de configurações no Android 12 com a opção Silky Home ativada. Aparência similar à OneUI da Samsung. Imagem: XDA-Developers

O site também encontrou um modo chamado One-Handed Mode (OHM, “Modo de uma mão”) que funciona de forma similar ao “reachability” no iOS e com um gesto desloca toda a tela para baixo, tornando mais fácil alcançar os elementos que normalmente estariam no topo.

Outras mudanças no Android 12

A equipe do 9to5Google também encontrou várias pequenas mudanças na interface e comportamento do sistema. Entre elas:

  • Uma opção chamada “Display Cutout” nas Configurações permite esconder notches e “furos” na tela, inclusive no Pixel 4a e Pixel 5.
  • Gestos de navegação podem ser realizados mesmo se um app estiver em tela cheia e a barra de navegação estiver oculta.
  • Ajuste da intensidade das cores da interface, permitindo que sejam suavizadas.
  • O ajuste de tempo limite da tela foi consolidado com o ajuste de Tela Alerta, que evite que a tela bloqueie ou escureça enquanto você estiver olhando para ela.
  • É possível redirecionar a vibração do aparelho para um gamepad, se um estiver conectado ao smartphone.
  • Pixel Launcher agora pode organizar os ícones da tela inicial em uma grade de 4 x 5 ícones.
  • Opções para bloquear acesso ao microfone e câmera.
  • Suporte a “Double Tap” no Pixel 5. Com este recurso, o usuário pode definir uma ação (bloquear tela, tirar screenshot, abrir assistente, etc) que será executada quando ele der duas batidinhas com o dedo nas costas do aparelho.
  • Redesenho do app Configurações.
  • Novo gráfico para as “chaves” na interface, com confirmação visual de que estão ativas.
  • Mudança nas notificações, com ícones maiores e um botão para “soneca” que desativa as notificações de um app por um período pré-definido.

Se o Google mantiver o cronograma dos anos anteriores, a versão final do Android 12 deve ser lançada em setembro deste ano.

FONTE ORIGINAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte
Estamos online...