Pesquisa identifica enzima chave em doenças autoimunes

Pesquisa identifica enzima chave em doenças autoimunes

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Cientistas filiados ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), da Universidade de São Paulo (USP), descobriram que uma enzima envolvida em processos metabólicos essenciais também desempenha um papel na diferenciação de células imunes e, portanto, no desenvolvimento de doenças autoimunes. A descoberta pode contribuir para o desenvolvimento futuro de novos tratamentos e medicamentos mais eficazes e resolutivos para esse tipo de doença.

O estudo foi publicado no Journal of Experimental Medicine. O artigo descreve o papel da enzima Piruvato Quinase M2 (PKM2), responsável pela etapa final da glicólise no desenvolvimento e manutenção da inflamação exacerbada típica das doenças autoimunes. A glicólise é a quebra da glicose para extrair energia para o metabolismo celular. 

“Demonstramos no estudo que há uma ligação entre o metabolismo celular e o sistema imunológico. Está cada vez mais claro que as enzimas e outras moléculas metabólicas são importantes não apenas para o metabolismo celular, mas também para outras funções, como a resposta imunológica”, explicou José Carlos Farias Alves Filho, pesquisador do CRID.

Neste caso específico, ainda de acordo com Alves Filho, foi descoberto que a enzima PKM2 atua paralelamente à diferenciação de Th17, subtipo de linfócitos que desencadeia a encefalomielite autoimune experimental, modelo animal de esclerose múltipla.

O CRID é hospedado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP). O estudo foi realizado durante a pesquisa de mestrado de Luis Eduardo Alves Damasceno, com bolsa da FAPESP e orientação de Alves Filho.

O papel dos Linfócitos T

Para neutralizar especificamente diferentes patógenos, as células imunes chamadas linfócitos T diferenciam-se em uma série de subtipos, incluindo células T auxiliares do tipo 17 (Th17). Estes estão associados ao desenvolvimento e a manutenção da inflamação comum às doenças autoimunes.

Por razões mal compreendidas, em doenças autoimunes como esclerose múltipla, artrite e psoríase, a resposta imunológica pode sair do controle e levar os linfócitos T a atacar seu próprio organismo como se fosse um patógeno.

 Por razões desconhecidas, os Linfócitos T podem atacar o organismo e se comportar como se fosse um patógeno. Imagem: Reprodução / NIAID/NIH (National Institute Of Allergy and Infectious Diseases)

Para seu projeto, Damasceno usou o modelo conhecido como Encefalomielite Imune Experimental, uma doença inflamatória desmielinizante do sistema nervoso central que causa perda da bainha de mielina que protege as fibras nervosas e permite que os impulsos elétricos se transmitam de forma rápida e eficiente ao longo delas. O modelo experimental se assemelha muito à condição de pacientes com esclerose múltipla.

Há muito se sabe que as células Th17 desempenham um papel fundamental na mediação do desenvolvimento de doenças autoimunes e na progressão da neuroinflamação típica de vários distúrbios.

A resposta auto-reativa inicial que desencadeia a doença ocorre quando células Th17 confundem antígenos presentes no sistema nervoso central com uma ameaça, liberando grandes quantidades de uma proteína pró-inflamatória chamada interleucina 17 (IL-17) nas lesões da medula espinhal e do tecido cerebral. No estudo foram utilizadas células cultivadas e o modelo animal.

Os pesquisadores do CRID descobriram que a diferenciação dos linfócitos T em células Th17 e o desenvolvimento da doença dependiam da reprogramação metabólica e alterações na glicólise.

“A enzima glicolítica PKM2 mediou a diferenciação Th17 e a inflamação autoimune. Mostramos no estudo que quantidades significativas da enzima são expressas durante a diferenciação de linfócitos T em células Th17”, disse Alves Filho.

Quando PKM2 específico para células T foi excluído in vitro, a diferenciação Th17 foi prejudicada e os sintomas da doença foram atenuados, reduzindo a inflamação e desmielinização causada pelo Th17.

“Nos testes envolvendo camundongos modificados para não expressar a enzima, o desenvolvimento da doença foi reduzido em mais de 50%”, comentou Alves Filho.

Os pesquisadores também analisaram o uso de medicamentos comerciais que inibem o PKM2. “Usamos um medicamento que inibe a translocação nuclear de PKM2 para que a enzima não chegue ao núcleo da célula. Os linfócitos expressam a enzima, mas não influencia no desenvolvimento da doença. É reduzida porque diminui a diferenciação de Th17”, completou Alves Filho.

Custos e benefícios do tratamento

A descoberta do papel do PKM2 nas doenças autoimunes abre caminho para o desenvolvimento de novas estratégias para tratá-las. Os imunossupressores atualmente disponíveis no mercado tratam essas doenças inibindo as citocinas que ajudam a ativar e diferenciar os vários subtipos de linfócitos.

 

 Reprodução / Protein Data Bank

Ilustração da enzima glicolítica Piruvato Quinase M2 (PKM2). Imagem: Reprodução / Protein Data Bank

“Estima-se que 40% dos pacientes não respondam bem a essas drogas por uma razão ou outra. Assim, poderiam ser incluídos em drogas imunobiológicas, que são altamente benéficas, mas extremamente caras e inacessíveis para muitas pessoas”, comentou Alves Filho.

A enzima faz parte da plataforma de descoberta de medicamentos do CRID. “Na análise usamos uma droga comercial que tem como alvo um sítio alostérico de PKM2, bloqueando a capacidade da enzima de translocar para o núcleo da célula Th17”, revelou Alves Filho.

Um novo estudo foi iniciado, em colaboração com o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do Centro Brasileiro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), para desenvolver fármacos que visam a translocação da enzima.

“Nesta próxima etapa, pretendemos desenvolver medicamentos que interajam com este local e inibam a capacidade da enzima de se translocar para o núcleo da célula’, disse Alves Filho.

Fonte: Medical Express

FONTE ORIGINAL

Primeiro você conhece.

Depois a gente resolve tudo pra você.

FÁCIL ATÉ DE PAGAR

Contrate um dos planos e pague por boleto ou cartão de crédito, temos planos mensal, ou pagamento único, basta solicitar o seu orçamento sem compromisso e um dos nossos agentes irá te responder.

DO JEITO QUE VOCÊ QUISER

Para fazer o melhor site para o seu negócio, nossos especialistas vão aprender tudo sobre ele. Nossa equipe após a sua contratação, irá entrar em contato com você e iremos acertar todos os detalhes do seu site.

RÁPIDO E FEITO PARA VOCÊ

Em até 7 dias, seu site estará pronto. Você pode analisar e pedir ajustes. Com sua aprovação, ele vai para o ar sem demora.

SEMPRE ATUALIZADO

 Com os nossos serviços seu site ficará sempre em dia, temos soluções que permite as aplicações de seu site se manter sempre atualizados.

O serviço é completo, sua satisfação também vai ser!

PÁGINAS

Os sites criados por nós, você poderá criar páginas ilimitadas, e editar facilmente, sempre com o suporte nosso, se precisar.

HOSPEDAGEM

A hospedagem de seu site, será livre para você escolher, podemos ter oferecer uma hospedagem nossa, onde NÃO terá custos adicionais, ou se você preferir, pode hospedar seu site onde preferir. Aqui você é LIVRE para escolher.

PERSONALIZAÇÃO

A nossa proposta é te oferecer sempre sites personalizados, construido do zero, aqui NÃO trabalhamos com sites prontos, todos projetos, são desenvolvido com base em suas informações e desejo.

PHP 7.3

Todos projetos usamos a versão mais rápida do PHP, a versão 7.3, com isso tudo muda na velocidade do seu site, afinal na internet a velocidade é tudo.

Não é só rápido.

É também moderno e funcional.

Facil de Encontrar - Site otimizado SEO Mecanismos de Busca

FÁCIL DE ENCONTRAR

O seu Site já vem com práticas de SEO, que otimizam a presença do seu site em ferramentas de busca.

Site responsivo, otimizado para todos tipos de tela, do mobile a smarttv

PARA TODAS AS TELAS

Você terá um site responsivo, ou seja, que se adapta para ser visualizado perfeitamente em qualquer formato de tela, seja de computador, celular ou tablet.

Você pode acrescentar outras paginas! É você quem decide.

INTEGRAÇÕES

Temos muitas integrações com  várias API do mercado online, facilitando sua vida.

Redes sociais integradas, traga seu conteúdo da rede social para o seu site, facebook, instagram, youtube...

INTEGRAÇÃO DE REDES SOCIAIS

Seu site poder ser integrado a todas plataformas sociais do momento: Facebook, Youtube, Instagram, e Google, não é apenas links, são integrações reais dentro de seu site.

Suporte técnico avançado

SUPORTE TOTAL

Contratando um plano você tem suporte técnico 14 horas por dia, 7 dias por semana. E o que é melhor:
sem nenhum custo extra.

Ajuste seu site sempre que necessário, te deu vontade de trocar algo? Nos chame!

AJUSTE SEMPRE QUE PRECISAR

Precisou de alterações no site, basta abrir um chamado com o suporte, é rápido.

Últimos projetos

SIM

Uma grande empresa da área de Eletromecânica e instrumentação industrial da cidade de Sumaré SP.

AÇO & INOX

Um projeto que inclui um site institucional onde apresenta essa MEGA empresa de Barretos SP.

Puricampo

Uma loja virtual voltada ao Pet Shop onde tem as principais marcas de produtos, que são vendidos online primeiramente para os clientes da cidade de Barretos SP.

Gs Capital

Um site institucional onde apresenta uma grande empresa financeira da Região de Barretos SP.

Liceu Tec Bolsas

Um portal EAD que permite a escola aplicar suas PROVAS online. Permitindo assim várias pessoas da região poder participar do Vestibular.

Microspin

Um site institucional onde a ideia é apresentar os produtos criados para o manejo da aviação auricular. Empresa de Jaboticabal SP. 

Rodrigo Moura Coach

Um projeto de Loja Virtual e institucional, para esse Coach, onde ele apresenta suas ferramentas e cursos.

Cezar Informática

Uma mega Loja Virtual de produtos para informática de Barretos SP. Integrada com o Facebook Page desse cliente.

IMÓVEL WEB

O site iMove Web é um portal AGREGADOR de conteúdo, um sistema de notícias automáticas, onde por meio de um plugin importa várias notícias de vários sites, e assim gerando um conteúdo rico.

Deixe um comentário

SUPORTE / VENDAS

CONTATO / INFORMAÇÕES

  • atendimento@digitalwebbrasil.com
  • Horário atendimento de Seg / Sexta
    dás 09h00 às 21h00
  • Barretos - SP

CURTA A NOSSA PÁGINA

Suporte
Estamos online...