Olhos para cima: abril está repleto de eventos celestes e espaciais

Olhos para cima: abril está repleto de eventos celestes e espaciais

Créditos:Todos direitos de imagens, vídeos e do texto referente a esse artigo estão no final:

Abril será um mês de céu movimentado. Teremos duas missões tripuladas à Estação Espacial Internacional , inúmeros lançamentos de satélites, o início da construção da estação espacial chinesa e vários eventos naturais, como a conjunção de três planetas com a Lua, uma superlua e uma chuva de meteoros.

Já na próxima semana, você poderá ver vários desses eventos. No dia 6 de abril, por exemplo, a Lua entra em conjunção com Saturno. O par vai estar visível na madrugada, a partir das 1:48 no horário de Brasília. Mas a melhor hora para ver o fenômeno será quando os astros estiverem altos no céu, por volta das 5 horas.

publicidade

No dia seguinte, 7 de abril, vai ter a conjunção entre a Lua e Júpiter. O par surgirá no horizonte ao leste por volta das 2h38, mas novamente o melhor horário para observá-los será às 5 horas.

Também no dia 7 de abril teremos o lançamento da missão Starlink 23. Um foguete Falcon 9 levará 60 satélites para a constelação Starlink.

Ah, e ainda na mesma semana, no dia 9 de abril, um foguete russo Soyuz vai lançar a espaçonave Soyuz MS-18 rumo à Estação Espacial Internacional. A bordo vão estar os cosmonautas russos Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov e o astronauta norte-americano Mark Vande Hei. Ao longo das outras semanas do mês acontecerão mais eventos.

Para acompanhar os fenômenos é importante você ter uma bússola e um instrumento ótico como um telescópio ou até um bom binóculo… Um app de astronomia no celular também pode ajudar bastante na hora de se localizar.

Quer saber quais são os outros eventos que acontecerão neste mês? Acesse olhardigital.com.br e confira o calendário astronômico completo.

FONTE ORIGINAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte
Estamos online...